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Oficinas Auto: 5 Boas Práticas Para Fidelizar Clientes!

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Oficinas Auto: 5 Boas Práticas Para Fidelizar Clientes!

As oficinas auto, com tanta concorrência no mercado, têm alguma dificuldade em adotar práticas para se destacarem da concorrência, atraindo novos clientes e fidelizando os que já conhecem.

Já aqui lhe demos três sugestões para atrair mais clientes. Por isso, no artigo de hoje, destacamos práticas que deve implementar nas oficinas auto para que consiga atrair mais clientes e também para que estes voltem e escolham sempre os seus serviços. No fundo, para que consiga fidelizar clientes, novos e atuais. Estas 5 dicas estão mais relacionadas com a qualidade e profissionalismo do seu serviço do que com a forma como divulga a sua oficina auto. Aposte nestas sugestões e aumente a sua carteira de clientes!

 

1. Mantenha um espaço agradável e organizado nas oficinas auto

É de conhecimento comum que as oficinas auto são lugares mais propensos a estarem sujos do que outros. No entanto, deve empenhar-se para ter um lugar o mais apresentável e organizado possível. Acredite, vai  gerar maior confiança no cliente. Por isso, incuta o espírito de que a sua oficina auto deve estar sempre arrumada, iluminada e limpa.

Pode inclusive separar o local das reparações automóveis da receção do cliente para que este possa ficar a aguardar a sua vez num local mais agradável e confortável. Se a receção do cliente for feita num espaço onde este se possa sentar, ver televisão ou até mesmo tomar café, a experiência nas oficinas auto vai ser muito melhor do que se tiver que esperar na verdadeira oficina, com ruído, sem se poder sentar e com os técnicos a passarem de um lado para o outro.

 

2. Invista em nova tecnologia sempre que possível

A acompanhar o ambiente cuidado e limpo, ter oficinas auto com maquinaria atualizada e recente faz toda a diferença na hora de um cliente optar por um serviço.

Quando estiver a dar um orçamento, explique ao cliente que tipo de tecnologia usa, porquê e que melhorias é que esta pode trazer à reparação do automóvel. Cada vez mais tecnologia é criada para este setor, por isso, é importante atualizar e modernizar as oficinas auto. Escolha o tipo de inovações que façam mais sentido, tendo sempre em conta a qualidade da prestação do serviço.

 

3. Aposte na qualificação dos seus funcionários

A qualificação dos seus funcionários é uma das práticas mais importantes que pode implementar nas oficinas auto. Os clientes ganham mais confiança num serviço quando este é realizado por pessoas experientes e que demonstrem um profundo conhecimento. Deve assim apostar na formação de quem trabalha consigo e, claro, divulgar todas as certificações.

Na sala de espera do cliente, pode colocar as formações que a sua equipa já fez. Também pode referi-las diretamente ao cliente. Como? Por exemplo, quando explicar ao cliente uma reparação, faça-o com detalhe, desde as razões ao modus operandi. Assim, ele vai compreender exatamente o que será feito e porquê. Ao mesmo tempo, vai perceber logo que está perante uma pessoa que sabe o que está a fazer.

 

4.Conheça o seu cliente e a sua opinião

Muitos clientes decidem voltar às oficinas auto não só pelo atendimento que tiveram, mas também pelo acompanhamento feito depois de adquirirem um serviço. Muitas oficinas auto descuidam esta parte tão importante do processo de atrair clientes para a fidelização: o pós-venda.
Pode questionar o cliente, por email ou telefone, mais tarde, se está satisfeito e se o problema ficou resolvido. Pode ainda optar pelo envio de um questionário completo, onde o cliente identifica o que mais o agradou ou não. Assim tem o feedback para melhorar e inovar os seus serviços. Seja qual for a forma que escolha, o que interessa é ouvir a opinião do seu cliente.

Esta fase do pós-venda é muito importante porque o cliente fica a saber que se importa com ele. Por outro lado, sabe que pode contar com as oficinas auto para qualquer problema.

 

5. Faça campanhas e promoções para atrair clientes

As promoções e campanhas são uma ótima estratégia para atrair novos clientes para as oficinas auto. Pode até diferenciar as promoções que faz para novos clientes e para clientes que já conhecem a sua oficina auto, de forma a fidelizados. Pode oferecer alguns serviços e descontos esporadicamente ou em dias específicos para a oficina auto. Porque não dar um miminho de Natal ou de aniversário aos seus clientes? Independentemente da promoção ou campanha que faça, pense sempre nos interesses dos seus clientes e no que eles mais procuram nas oficinas auto.

Se começar a introduzir, aos poucos, estas novas práticas na sua oficina auto, verá que os seus clientes vão ficar mais satisfeitos e que vai começar a atrair novos.

Estes negócios funcionam muitas vezes das opiniões e recomendações que os clientes passam aos seus conhecidos e amigos. É importante manter os clientes que já são da casa satisfeitos para que também eles sejam um fator de diferenciação e de divulgação da sua oficina auto. Para receber mais informações e dicas de potenciação das oficinas auto e distinguir-se da concorrência com boas práticas e estratégias, subscreva o nosso blog!

 


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    2 Comentários ao artigo “Oficinas Auto: 5 Boas Práticas Para Fidelizar Clientes!

    1. Dulce Semedo
      Maio 29, 2018
      Responder

      Com interesse para ter cultura geral sobre o assunto

      • Espogama
        Maio 30, 2018
        Responder

        Cara Dulce,

        Obrigado pelo seu feedback positivo. Continue a acompanhar as nossas publicações!

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