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Oficinas auto: 12 Dicas para uma gestão eficiente do negócio

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Oficinas auto: 12 Dicas para uma gestão eficiente do negócio

As oficinas auto só alcançam o sucesso se prestarem serviços de excelência e nutrirem relações saudáveis com os clientes. Mas, para que tal aconteça, é necessária uma gestão eficiente do negócio.

Gerir uma oficina não passa apenas por ter um espaço aberto ao público e esperar que o visitem. Há toda uma estrutura de gestão que deve ser assegurada para que o seu negócio seja rentável.

Se é gestor, leia as nossas dicas relacionadas com a prestação de serviços, os espaços e materiais da sua oficina, o relacionamento com o cliente e a divulgação do negócio. Aplique-as e torne-se uma referência no mercado.

 

12 Dicas para uma gestão eficiente das suas oficinas auto!

 

Prestação de serviços:

1. Aposte na contratação de profissionais qualificados, que desempenhem as tarefas que lhe são atribuídas com distinção e que transmitam confiança aos clientes. Quem recorre aos seus serviços deve fazê-lo com a convicção de que deixou o carro em boas mãos.

2. Aumente o leque de serviços prestados nas suas oficinas auto, desde que consiga fazê-lo com excelência. Se os seus clientes conseguirem ver todas as necessidades satisfeitas numa visita à sua oficina, evitam deslocar-se à concorrência.

3. Mantenha-se atento aos serviços prestados pelos seus concorrentes e aos preços que estes praticam. Não se deixe ultrapassar, modernize-se a cada dia e invista em campanhas promocionais. Um olhar atento sobre a concorrência permite uma melhor adaptação ao mercado.

4. Faça uma boa gestão das finanças da sua oficina. Informatize processos, crie alertas para pagamentos em falta e negocie as melhores condições possíveis com os distribuidores. Comprar a preços mais baixos permitir-lhe-á praticar valores convidativos para os clientes.

 

Organização do espaço e dos materiais:

5. Faça uma boa gestão do stock e não compre materiais desnecessariamente. Programar eficientemente as compras evita ainda que esgote os artigos necessários para o trabalho diário nas suas oficinas auto e que deixe os clientes à espera da chegada de novas encomendas.

6. Armazene as ferramentas num local próprio e limpe-as antes de as guardar ao final do dia. Aposte em materiais de qualidade, que não se danifiquem com facilidade e que permitam um trabalho mais eficiente. Lembre-se que, por vezes, o barato sai caro.

7. Valorize a limpeza das oficinas auto que gere. Um bom ambiente de trabalho não só aumenta a produtividade dos funcionários como se torna um atrativo para quem o visita. Assim, o espaço deve estar limpo e os trabalhadores devem ter um aspeto cuidado.

 

Atendimento ao cliente:

8. Valorize a relação com o cliente e a capacidade de comunicação dos seus colaboradores. Destaque-se pela cortesia e prestabilidade e preocupe-se com as necessidades daqueles que visitam as suas oficinas auto. Prestar um bom atendimento é meio caminho andado para fidelizar o cliente.

9. Crie uma base de dados dos clientes que inclua informações úteis como o nome, contacto e histórico de serviços requisitados. Em dias de menor movimento nas suas oficinas auto, espreite a base de dados e perceba se há clientes que não o visitam há vários meses. Os veículos podem estar a precisar de uma revisão, que pode sugerir ao cliente sem qualquer compromisso.

10. Ter uma sala de espera confortável evita que os clientes “desesperem” enquanto aguardam a conclusão de um serviço de mecânica. Crie nas suas oficinas auto um espaço agradável, com sofás, televisão e máquina de café. Compre os jornais diariamente para que possam ser lidos pelos clientes.

11. Crie inquéritos de satisfação e distribua-os pelos seus clientes, para que estes possam avaliar a sua oficina. Há questões fundamentais que devem ser feitas e que podem ser consultadas aqui.

 

Divulgação do negócio:

12. Divulgue o seu negócio online pondo em prática uma estratégia de Marketing que convide ao sucesso. Aposte em algumas das sugestões que lhe indicamos neste artigo e promova a sua empresa nas redes sociais.

 

Aplique estas dicas no seu dia-a-dia e melhore o funcionamento da sua oficina auto. Lembre-se de que clientes satisfeitos voltarão a requisitar os seus serviços e farão da sua empresa uma referência no mercado.

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