Oficinas Auto: 20 Dicas Para Ser Um Exemplo de Sucesso!
Oficinas Auto são uma área de negócio com uma concorrência considerável. Há que primar pela diferença, saber distinguir-se entre as demais. Fornecer um serviço de excelência, com qualidade, diferenciado e diverso, num espaço onde o cliente queira voltar, fidelizando clientes e atraindo sempre outros novos. Deixamos aqui 20 dicas, entre muitas outras, que deve adotar para o conseguir:
A grande riqueza das oficinas auto são as pessoas que lá trabalham!
1. Aposte na sua equipa, nos seus funcionários. Saiba valorizar o seu empenho e trabalho, demonstre a importância de cada um para a empresa.
2. Aposte na formação dos seus funcionários. Uma equipa especializada é um fator diferenciador e uma mais-valia. Quanto melhor preparada estiver, melhores serão os resultados.
3. Evite corrigir algum funcionário à frente dos clientes. Quando o fizer, em privado, procure ter sempre um discurso de crítica construtiva.
4. Promova consciência nos funcionários, no uso de equipamento de proteção adequado.
5. Ofereça serviços diferenciados na sua oficina. Aposte na diversidade e atraia mais clientes.
6. Queira produtos de qualidade na sua oficina, em tudo o que usa na reparação e limpeza dos veículos.
7. Poupe em peças e materiais em excesso, que pode cometer o erro de acumular desnecessariamente. Seja metódico e rigoroso com a gestão de stock. Seja meticuloso na encomenda e registo de tudo o que compra para a sua oficina.
Tenha orgulho na sua oficina. Cuide do seu espaço, mantenha-a limpa e organizada!
8. Tenha uma oficina organizada, com espaços de trabalho devidamente pensados em função das necessidades.
9. Tenha método de trabalho. Para cada serviço, ferramentas necessárias à mão de usar. Após o mesmo, limpeza e arrumação das mesmas, para que no final de uma semana não se instale o caos.
10. Mantenha a sua oficina limpa e organizada. Promova o espírito de o fazer para os mais diversos espaços, diariamente. Se cada um mantiver o seu local limpo, assim como as áreas em comum, toda a oficina vai estar impecável. Para além disso, a limpeza vai ser mais fácil. Diferencie-se do caos das demais. Ambiente arrumado transmite uma boa imagem, dá credibilidade e facilita o trabalho dos funcionários.
11. Tenha um bom espaço de receção para os clientes, que estão à espera de serem atendidos ou da entrega do serviço.
12. Convide o cliente a conhecer a oficina e, inclusive, a acompanhar o serviço a realizar. Abra as portas da sua oficina, seja cordial e simpático. Afinal de contas, o veículo é dele.
13. Olhe para qualquer certificação como um investimento e não um custo. Não desvalorize, antes pelo contrário, esta deve ser uma prioridade para todas as oficinas auto.
14. Tenha uma boa política de preços. Faça um rigoroso levantamento de todos os custos diretos e indiretos relacionados com o serviço, para que não seja penalizado.
15. Onde for possível, reduza custos com iluminação natural. Esta é apenas uma, entre muitas medidas que pode adotar para reduzir custos na eletricidade.
Tenha preocupações ambientais, cumpra a lei, seja preventivo!
16. Tenha uma política de preocupação ambiental e de sustentabilidade. Promova reciclagem e separação de resíduos na oficina e procure soluções de descarte adequadas para peças e outros excedentes gerados pela reparação de veículos.
17. Faça a manutenção preventiva das suas instalações e de todos os equipamentos que usa.
18. Cumpra rigorosamente toda a legislação aplicada, em termos de condições de trabalho, equipamentos existentes e procedimentos práticos.
19. Informatize processos e ganhe em produtividade. Modernize-se e veja todas as vantagens na poupança de tempo, redução de erros, automatização de processos e gestão precisa.
20. Esteja sempre atento às novidades, queira estar na linha da frente do que melhor se faz na sua área. Progrida de mãos dadas com a evolução dos tempos.
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