Oficina auto: Porque deve adquirir uma máquina de diagnóstico?
Uma oficina auto necessita de um conjunto de ferramentas específicas para a reparação dos veículos mais recentes. A complexidade tecnológica dos automóveis tem aumentado nos últimos anos, obrigando os centros de reparação a estarem devidamente preparados.
Com efeito, a partir dos anos 90, a eletrónica passou a integrar o funcionamento dos motores. Assim, estes deixaram de ser vistos apenas numa perspetiva mecânica. Desde a entrada da injeção eletrónica, por exemplo, as reparações realizadas exigem que os técnicos tenham conhecimentos eletromecânicos.
Nesse sentido, as máquinas de diagnóstico tornaram-se ferramentas sem as quais uma oficina auto não pode dar resposta aos problemas que surgem. Saiba que é fundamental para o sucesso do seu negócio ter este tipo de aparelho.
Máquina de diagnóstico: O que é?
Com a evolução, os automóveis passaram a estar equipados com sistemas que identificam e memorizam problemas que surgem no motor. Por conseguinte, as máquinas de diagnóstico, através de um conector próprio, ligam-se ao veículo e acedem aos registos realizados pelo centro eletrónico do carro. Note que, para que seja possível aceder ao registo, estes aparelhos devem ter softwares compatíveis com o dos veículos.
Por exemplo, uma luz no painel de instrumentos pode significar uma série de problemas. Contudo, este computador indica o código de erro e a causa da avaria. Dessa forma, é mais simples para o técnico realizar a intervenção, pois consegue localizar a origem do problema e efetuar a reparação necessária.
Com esta ferramenta, a oficina auto consegue realizar um trabalho mais eficaz e eficiente, garantindo a satisfação do cliente.
Funcionalidades da máquina de diagnóstico na sua oficina auto
A utilização da máquina de diagnóstico auto permite a identificação de um vasto leque de problemas relacionados com o motor. Claro que, quanto mais recente for o veículo, mais avançado será o seu sistema automático de avaliação. Com efeito, as possibilidades de análise serão também maiores, assim como as intervenções através deste meio.
Mostramos-lhe algumas das situações que pode avaliar através deste equipamento:
- Ponto de ignição do motor;
- Desempenho do sistema de injeção;
- Avaliação da combustão (mistura do ar + combustível e gases emitidos);
- Rotações do motor;
- Temperatura do líquido de refrigeração;
- Sincronismo das válvulas de cada cilindro.
Todos estes parâmetros são avaliados na máquina de diagnóstico. A mesma compara os valores registados com os de fábrica, assinalando a avaria caso não coincidam.
Cuidado com as máquinas de diagnóstico ilegais
Na hora de adquirir um equipamento destes para a sua oficina auto, há alguns cuidados que deve ter. Atualmente, sendo este equipamento imprescindível nos centros de reparação, há uma grande oferta no mercado.
Assim, certifique-se de que adquire uma máquina de diagnóstico fidedigna. Deixamos-lhe algumas dicas para comprar um equipamento deste género:
- Escolha um vendedor certificado;
- Esteja atento a falsificações de hardware e software;
- Procure fornecedores que garantam um bom serviço pós-venda;
- Informe-se sobre todas as opções do mercado e avalie bem a relação qualidade/preço.
Saiba que corre riscos ao comprar equipamentos ilegais. Pode comprometer os serviços realizados nos veículos, colocando em causa a segurança dos proprietários e passageiros. Por outro lado, ao possuir equipamentos não homologados, a sua oficina auto pode ser alvo de fiscalização por parte da ASAE, incorrendo em coimas e na consequente apreensão dos aparelhos.
Não se esqueça que a satisfação dos seus clientes depende da qualidade do serviço prestado. Optar pelos melhores funcionários e ferramentas é a garantia do sucesso da sua oficina auto.
Para conhecer outras dicas de como gerir o seu negócio, subscreva o nosso blog!
Subscreva o Blog