Inspeção automóvel: Tudo o que deve saber!
A inspeção automóvel é obrigatória para todos os veículos que circulam nas nossas estradas. Trata-se de uma avaliação realizada em centros devidamente certificados, nos quais se verifica se cada automóvel cumpre a manutenção recomendada, bem como os parâmetros de segurança e funcionamento homologados.
Também denominada de inspeção periódica obrigatória (IPO), é um momento em que surgem dúvidas nos condutores. Estar devidamente informado é, portanto, crucial para evitar surpresas desagradáveis, como chumbos ou coimas.
Quando levar o veículo à inspeção automóvel?
Os prazos para a inspeção automóvel variam de acordo com o tipo de veículo e a data da matrícula. Para além das obrigatórias, existem vistorias extraordinárias devido a alterações das características do carro ou a sinistros que tenham comprometido gravemente os sistemas de suspensão ou travagem.
Conheça, em seguida, as datas legalmente obrigatórias por categoria de veículo:
- Veículos ligeiros, motociclos, triciclos e quadriciclos com mais de 250cmᶟ: A primeira avaliação acontece 4 anos após a data da primeira matrícula. Findo este prazo, é feita de 2 em 2 anos, passando a ser anual a partir do oitavo ano;
- Ligeiros de mercadorias: A primeira vistoria acontece 2 anos após a data do primeiro registo, sendo depois anual;
- Pesados de passageiros: A inspeção automóvel é realizada anualmente. A partir do oitavo ano, realiza-se semestralmente;
- Pesados de mercadorias: A vistoria acontece ao primeiro ano, sendo sempre anual.
Respeite os prazos da realização da inspeção automóvel. Saiba que o limite é o mês e o dia da primeira matrícula. O não cumprimento das datas implica o pagamento de coimas que vão dos 250 aos 1.250 euros. Esteja, por isso, atento e confirme no Livrete ou no Documento Único Automóvel (DUA) a data do primeiro registo!
O que é avaliado na inspeção obrigatória?
No momento da inspeção automóvel, são avaliados os diferentes sistemas do veículo, como suspensões, pneus, iluminação, visibilidade dos vidros, cintos de segurança e emissão de gases.
Existem 3 tipos de deficiências que podem levar ao chumbo:
- Tipo 1: Defeitos que não comprometem a segurança e funcionamento do veículo, não implicando uma segunda inspeção (se forem em número reduzido);
- Tipo 2: Deficiências que afetam gravemente o desempenho do veículo, necessitando este de reparação e nova inspeção. Apenas o condutor pode circular, sem passageiros;
- Tipo 3: Insuficiências muito graves que obrigam à paralisação imediata do veículo, sendo apenas permitida a deslocação para o local de reparação.
Os automóveis são reprovados se apresentarem cinco deficiências do tipo 1, uma ou mais do tipo 2 ou 3. Caso o veículo seja chumbado, tem 30 dias para corrigir a situação e realizar nova inspeção. Se os problemas persistirem após a reinspeção, terá apenas 15 dias para apresentar o carro no centro.
Saiba o que fazer antes da realização da inspeção
Antes de levar o seu veículo à inspeção periódica obrigatória, é recomendado que realize algumas verificações de forma a não se deparar com um chumbo. Afinal, um selo vermelho implica um gasto acrescido para a sua carteira.
Saiba, portanto, o que deve ter em atenção antes de realizar a inspeção automóvel:
- Luzes: Verifique se todas funcionam corretamente;
- Pneus: Ateste o estado do piso;
- Direção: Confira se está alinhada. Em caso de dúvida, peça um alinhamento da direção na sua oficina auto;
- Travões: Verifique se o comportamento do veículo na travagem é correto;
- Gases de escape: Embora seja difícil de verificar, tenha em atenção se o veículo emite fumos fora do normal;
- Cintos de segurança e material de SOS: Confirme se tem no veículo o colete refletor homologado e o triângulo de sinalização a funcionar corretamente. Verifique também se os cintos cumprem a sua função.
Há componentes cujo estado de funcionamento só um profissional consegue aferir. Se tiver dúvidas em relação ao estado geral do veículo, leve-o à sua oficina auto para uma revisão. Todos os parâmetros serão avaliados e corrigidos, se assim se justificar.
Não se esqueça ainda que há alguns documentos que deve levar e sem os quais não é possível efetuar a vistoria (Livrete, Registo de Propriedade ou DUA e documento da última inspeção).
A realização da manutenção nos prazos recomendados pelo fabricante do veículo garante que o automóvel chega à vistoria dentro dos parâmetros homologados. Confie o seu veículo em oficinas certificadas e garanta a aprovação à primeira!
Subscreva o Blog